Pois um para-brisa não é feito só de vidro, na verdade é uma sanduíche de vidro laminado, plastico, um filme de aquecimento anti-gelo e outro filme anti-baciante . São três camadas de vidro, mais duas camadas de PVB (polivinil butiral) e os filmes entre elas, a camada externa e interna desta sanduíche e de vidro.
Santa Barbara Airlines- Pista 05
Boeing 767-3Y0/ER
YL-LCZ
Dentro dos painéis existem sensores de sobre-aquecimento e de condução de energia para o aquecimento.
Possui também uma camada externa de proteção que se chama hidrofóbica que são moléculas de estruturas piramidal, tetraédrica ou trigonal, que repelem a água, Moléculas apolares
Na nossa traquéia temos células hidrofóbicas que avisam ao cérebro sobre a existencia de água, que seria prejudicial ao funcionamento dos pulmões, na mesma.
As camadas internas que aquecem o para-brisa antes da decolagem vão até a uma certa temperatura que os vidros externos chegam a ficar maleáveis (não que se possa ver isso a olho nu ou ao toque).
Esta flexibilidade dos vidros da janela vão ajudar a aumentar a resistência do painel externo em caso de colisão com os passaros, já que a janela vai estar mais (mole) o impacto de um pássaro não vai causar um estilhaçamento do vidro.
4 comentários:
Bela foto...parabéns!
Obrigado ;)
Não tinha conhecimento do facto de os pára-brisas serem tão elaborados. Depois de explicado, percebe-se porquê.
Um abraço
uma ótima aula, ssssrss..
Ainda não havia lido algo relacionado ao pára-brisas em aeronaves, por isso adoro esse blog.
Valeu, hein! Professor, aliás, Comandate Paulo :)
Abçs!!
Mais uma boa aula sobre aviões ;)
Continua Paulo, Grande trabalho que fazes aqui no teu blog
abraço
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