sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Oneworld da Air Berlin

Hoje foi dia de mais uma novidade cá no LPMA. Bom, novidade é uma maneira de por a coisa porque...o avião já cá veio. Mas hoje veio com uma diferença na pintura, diferença essa que faz toda a...diferença.
Deixando estes rodeios de parte vamos ao que interessa. Hoje tivemos cá o D-ABMC da Air Berlin na sua primeira visita já depois de ter recebido, pintado na fuselagem, o logo da Oneworld - a aliança estratégica de que faz parte a companhia alemã.
A Oneworld, tal como a Star Alliance e a Skyteam, têm por norma que as suas companhias associadas mantenham determinada percentagem da sua frota com o logo da aliança disposto de forma mais visível na fuselagem. Isto pode variar de caso para caso, desde uma pintura especial completa (o caso da Star Alliance, por exemplo - basta lembrar o A330 CS-TOH e o A320 CS-TNP da TAP Portugal) até uma aposição com relevo do logo, mas com as cores normais da companhia como fundo. O caso da Oneworld.
A Air Berlin, a segunda maior companhia aérea alemã servindo 140 destinos em 40 países, faz parte da Oneworld há pouquíssimo tempo - entrou há cerca de um mês atrás, mais precisamente a 20 de Março de 2012. O que não impede que o grupo tenha já pintado dois dos seus 142 aviões com o logo da aliança: um A330-223 (o D-ABXA) e este D-ABMC que hoje apareceu por cá ostentando os titulos na fuselagem - e diga-se de passagem que as letras a azul encaixam muito bem com as cores da Air Berlin.
O Mike-Charlie é, também, um avião muito recente, construído no ano passado e entregue à companhia alemã há pouco mais de seis meses. Durante o Natal/Fim de Ano de 2011 o Mike Charlie ostentou (coisa rara na Air Berlin!) uma pintura especial de Natal (com a inscrição  "FLYING HOME FOR CHRISTMAS" em letras grandes na fuselagem e um Pai Natal) que, para grande decepção da malta, nunca apareceu por uma vez que fosse nos inúmeros voos que a companhia alemã fez para o LPMA nesse período (Dankesehr fur nichts, Meine Herren!). A primeira visita do Mike-Charlie foi feita mais tarde, já sem o Pai Natal e com o espaço a preencher com o logo da Oneworld em branco...
Aqui ficam, então, os bonecos do D-ABMC, um dos dois logojets da Oneworld na frota da Air Berlin. Apesar do dia escuro vale o registo, até porque, tanto quanto julgo saber, foi a primeira vez que um logojet da Oneworld apareceu cá no burgo...


Boeing 737-86J/W, D-ABMC, Air Berlin / Oneworld Logojet:







3 comentários:

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Essa última, da descolagem, ficou um mimo!
(e ainda fizeste uma à Rui Sousa...lol )

Márcio Sousa disse...

Boas fotos :) abraço

PagodaTroop disse...

Obrigado, pessoal!