terça-feira, 24 de abril de 2012

O VoaVermelho...

Quando há uns tempos atrás falei na Semana da Páscoa (ver aqui) mencionei o CS-TKM o VoaVermelho (FlyRed) da White e a partida que o rapaz pregou, na Quinta-Feira Santa, à malta (ou pelo menos à maioria) ao atrasar de uma bem iluminada hora de chegada - 18:00 - para a escuridão das 21:45.
Ora, hoje, o VoaVermelho voltou, fazendo a perna de regresso do voo feito na Páscoa, chegando, desta vez, de LIS e saíndo para Malabo (SSG/FGSL) na Guiné Equatorial. Mas desta vez, não veio de noite mas sim de manhã com chegada às 10:00 e saída às 11:00. E como diz o provérbio: se não te apanho na ida, apanho-te na volta...
O CS-TKI (o nome oficial do VoaVermelho) é daqueles aviões que já tiveram matrículas e donos até encher o balde. Construído em 1988 começou por ser o C-GDWD da Wardair Canada, tendo em 1990 transitado, com o mesmo registo, para a Canadian Airlines International. Em 1991 foi para a Kuwait Airways onde voou como A6-KUB tendo a partir de 1993 passado a ser o D-APOM da Hapag-Lloyd alemã (antecessora da actual Tuifly). Aqui, voou até 1998, ano em que voltou às origens tendo sido registado como C-GRYA e tendo voado, consecutivamente, ao serviço de duas companhias canadianas: a Royal Airlines e a Canada 3000. Em 2003 começa o período português da vida do rapaz com a chegada do avião à SATA Internacional onde voa durante dois anos tendo chegado ao actual dono - a White - em Junho de 2005. E por aqui tem ficado, numa das poucas companhias do mundo que ainda opera o A310 em serviço de passageiros.
Um currículo grande num avião que, a julgar pela bonita descolagem de hoje de manhã no LPMA, ainda consegue por malta cá por baixo de nariz para o ar...

Airbus A-310-304, CS-TKI, White Airways, FlyRed





Sem comentários: