quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A Reboque Euro Atlantic

Euro Atlantic Airways

Boeing 767-383/ER
CS-TLO
Aeroporto Internacional de Lisboa (LIS) (Lisbon International Airport).

Projeto já muito antigo e sempre adiado, na realidade, com o apoio da escandinava SAS e de operadoras da Suécia e Dinamarca, a Air Madeira acabou por não passar de um projecto, já que nunca chegou a ser certificada pelas autoridade aeronáuticas nacionais, utilizando sempre aviões de outras companhias. Tratando-se de voos charter para os operadores que se juntaram a este projeto, com o passar dos anos continuaram à espera de mais apoios que nunca chegavam.

Assim nasce a 25 de Agosto de 1993 a Air Zarco, comercialmente designada por Air Madeira - DBA, suportada pela ITI-Sociedade de Investimentos Turísticos da Ilha da Madeira, mais conhecida por Grupo Pestana. Com um Lockheed L-1011 entretanto adquirido à TAP a 6 de Junho de 1997, começaram a explorar rotas antes esquecidas, como as Caraíbas e o Nordeste Brasileiro. Inicialmente, operaram com os aviões sem qualquer indicação do nome da companhia, mas em Dezembro de 1999 as aeronaves passaram a ter a identificação de "Air Zarco" na fuselagem. Neste período destaca-se a realização em Março de 1998 da viagem presidencial a Macau com o então Presidente Jorge Sampaio.
A 17 de Maio de 2000, é celebrada a escritura de alteração ao pacto social, sendo a nova designação EURO ATLANTIC AIRWAYS - Transportes Aéreos, S.A, sendo o seu capital social repartido por Tomaz Metello com 25%, seu Presidente Executivo, Danielle Metello com 10% e as sociedades sedeadas no Luxemburgo Anglotel com 20% e a Quanlux com 45%.
Em Maio de 2001 recebe o seu primeiro Boeing 737-300 , a que dá o nome de José de Oliveira Marques. Mais tarde um segundo se lhe junta, possibilitanto a cobertura das rotas da Europa a partir do Funchal e Faro, principalmente.
Tendo como objectivo quase exclusivo os voos para o exterior, evita a erosão de uma concorrência feroz no mercado nacional, e em 2003 negoceia com a Varig a utilização partilhada de dois Boeing 767-300ER, perspectivando para 2004 o aumento da frota para quatro aeronaves deste tipo.
Em 2004 adquire uma pequena empresa Moçambicana de avião, a Air Plus, que lhe permite aceder a este mercado africano onde o Grupo possui fortes interesses em hotelaria. Em Julho deste ano a companhia anunciou o registo em Portugal de um avião B767-300ER. Tratou-se do primeiro B767 com matrícula portuguesa. O avião manteria no entanto a pintura da Aviajet indo operar inicialmente à partida de Dublin, na sequência do acordo de joint-venture assinado entre a EAA e a Aviajet – Aircraft Charter Services (UK). Neste ano a companhia apresenta resultados líquidos positivos no montante de 1,29 milhões de Euros, conformando-os em 2005 ao atingir os 2,5 milhões de euros.
A Euro Atlantic Airways continua a sua expansão sustentada com o aluguer de mais três Boeing 767-300ER durante 2005, prevendo a entrada de dois 757-200 durante 2006, sendo uma vez mais a companhia pioneira na introdução de um modelo Boeing em Portugal.
Em Fevereiro de 2006 a Euro Atlantic Airways confirmou publicamente estar a negociar a compra da Air Luxor.
Em 2009 a companhia portuguesa adquiriu um Boeing 777-200ER, o maior aviação bimotor de longo alcance, à Singapore Airlines. A compra do aparelho de fabrico norte-americano aumentou os activos da euroAtlantic Airways para 150 milhões de euros, e acresceu aos outros aviões da construtora Boeing detidos pela companhia (B767 e B757).
(Texto do Wikipédia)


Aeroporto da Madeira - LPMA Aeroporto de Lisboa-LIS/LPPT

Sem comentários: