terça-feira, 14 de junho de 2011

Pinturas Especiais no LPMA - o DB Air Two

Eu e o o camarada Olim tivemos, hoje, a ideia de começar a colocar aqui uma pequena série de posts relativos a movimentos, no LPMA, de aviões com pinturas especiais. Isto a propósito do movimento do dia: a visita, ao fim da tarde, do B737-800 da TUIfly D-ATUC, o DB Air Two, também conhecido por REGIO.
Das companhias que operam no LPMA a TUIfly deve ser a campeã das pinturas especiais. A companhia alemã não se faz nada rogada para aplicar bonitas pinturas temáticas aos seus 738s - para alegria da malta do spotting por essa Europa fora - e o Uniform-Charlie é o último de uma série de colour schemes espectaculares com que a TUIfly tem vindo a operar, no LPMA, ao longo destes anos.
O B737-8K5/W D-ATUC foi recebido novo a 15 de Fevereiro de 2006 pela então Hapagfly, uma das sucessoras da Hapag-Lloyd. Aquando da fusão da Hapagfly e da Hapag Lloyd Express na actual TUIfly o D-ATUC passou a voar com a pintura amarela desta última ( a pintura de omelette...) até ao início deste ano.
Em Fevereiro de 2011, como resultado de um acordo de três anos com a Deutsche Bahn (DB) - os caminhos de ferro alemães - o D-ATUC, juntamente com o seu colega de frota D-ATUE, foi escolhido pela companhia para ostentar pinturas especiais referentes a serviços ferroviários de passageiros da DB. Assim o Uniform-Echo passou a se designar DB Air One e a voar nas cores do ICE (InterCity Express) e o Uniform-Charlie, por sua vez, adquiriu as cores do REGIO (Regional Express) e a designação DB Air Two. Na fuselagem ambos exibem uma referencia ao serviço Im Zug zum Flug - um serviço de ligação ferroviária expedita para ligação aos aeroportos alemães oferecido pela DB.
E, hoje, foi precisamente o DB Air Two que efectuou a última das quatro rotações semanais (operadas todas à terça-feira) da TUIfly. Deu para apanhá-lo com boa luz, embora um bocado ventoso, por isso tudo o que estiver mal nos bonecos é responsabilidade do fotógrafo...
(Ah...e obrigado ao RS pelo toque!)
B737-8K5, D-ATUC, TUIfly (DB Air Two):

3 comentários:

António Luís disse...

Muito bom e interessante artigo!
O avião é muito apelativo e foge à "ditadura" dos frigoríficos!

Alex Maio disse...

E não há maneira de apanhar esse "bicho"!!! Chiça...

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Lindo e então com essa luz...
Dass...fica para a próxima...