O nitrogênio ajuda a evitar explosões.
Quando o avião toca no chão, os travões são acionados para fazer a imensa máquina parar, dando que os pneus aquecem muito neste processo de travagem.
Chegam a 80 graus Célsius. "Com o calor, elevado dentro do pneu cria gases que, em contato com o oxigênio, poderiam explodir.
. O ar comprimido, rico em oxigênio, portanto é descartado. Como era preciso escolher uma substância que não reagisse com os gases libertados com o calor, escolheu-se o nitrogênio, que é abundante na natureza. Outra vantagem é que esse gás praticamente não se expande nem se contrai com as mudanças de temperatura que, nos pneus de grandes aviões, vão de menos 50 graus Célsius (altitude de cruzeiro) a 80 graus (na aterragem). Evita-se assim uma variação extrema de pressão. O uso de nitrogênio em pneus aeronáuticos é obrigatório no mundo todo desde 1987 para os pneus traseiros (que têm sistema de travagem).
(Há varios sistemas de travagem de um avião só tou a fazer um destaque aos pneus.)
8 comentários:
Mas uma boa aula aqui no Blog ASAS MADEIRA!
Abraço e já agora amanha a explicação? ehhh
Jõao
oi, obrigado pelo comentário
Excelente post, e grandes "fumaças", lol
Paulo Teu blog esta com um visual muito fixe...
Abraço José
Olá Migo,
excelentes fotos....
Abraço
jose
Bom texto, não conhecia o interior dos pneus de um avião ...
Parabens plos teus sempre excelentes textos xD
abraço
p.s. : grande imagem de fundo no titulo do teu blog, belo A330 ;)
Muito Interessante...
Atenção que o Conjunto roda/travão atinge temperaturas muito superiores a 80ºC, Um avião quando chega ao stand a temperatura média é cerca de 180ºC, por vezes mais.
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