terça-feira, 20 de agosto de 2013

“Burkina Zero-One”

Pois, este vai a caminho de ser o movimento do ano no LPMA…
Uma vez por outra a malta cá no calhau consegue apanhar um membro daquele grupo restrito dos “Air Force Ones” – dos aviões de transporte VIP presidencial ou governamental. Aconteceu com o 737-200 do falecido Hugo Chávez, com o Tu154 “102” da Força Aérea Polaca (gémeo do tristemente célebre “101” acidentado em Smolensk), com o A310 de D. Juan Carlos de Espanha…para não falar dos santos da casa, os Falcons da Esquadra 504 da FAP, quando trazem os VIPs cá do burgo.
E hoje foi mais uma dessas ocasiões. E uma pérola diga-se: um glorioso 727-200 do Governo da República do Burkina Faso.
Para além de um cliente exótico foi a primeira vez em quase duas décadas que um 727 tocou no LPMA – desde os meados dos anos 90 e dos 727s da Air Columbus e da Sterling European que isso não acontecia.
Mais: este avião – de registo XT-BFA - não deixa de ter o seu quê de curioso, uma vez que, em tempos idos, voou com as cores da TAP. Exacto, foi o CS-TBY da, então, TAP Air Portugal, baptizado de Amadora e o caricato é que, sendo um 727-200, nunca deve ter posto os pés (ou melhor o trem) na Madeira pois a TAP não operou mais o -200 no, então, LPFU desde o fatídico acidente com o CS-TBR em Novembro de 1977. Portanto…também foi a estreia do rapaz por estes lados...embora tenha voado na TAP entre 1981 e 1990!
TAP aliás que foi o seu primeiro operador seguindo-se a Somali Airlines (como 6O-SCG) em Dezembro de 1990, a Carnival Airlines (N6167D) em Junho de 1992, a Palace Air (N727RE) em Maio de 1998 e, por fim, o Governo do Burkina Faso em Abril de 2005.
O Foxtrot-Alfa, callsign Burkina Zero-One aterrou hoje por volta das 14:45 locais – trazendo a bordo o Presidente do Burkina Faso e comitiva – e tem saída prevista para a próxima sexta-feira – dia 23 – pela hora do almoço.
E, diga-se em abono da verdade, teve o seu quê de emocionante ver um WhisperJet da Boeing voltar ao calhau, quase 20 anos depois…
Ficam então os bonecos tirados, numa cobertura conjunta, feita por ¾ da guarnição do Asas Madeira (eu e os camaradas Olim e MD Sousa visto que o outro ¼ - o camarada JMG - tá fora do calhau, como já devem ter percebido pelos seus posts…). A luz não ajudou mesmo nada, mas uma ocasião destas tinha de ficar chapada…


Boeing 727-282/W, XT-BFA, Governo da República do Burkina Faso:














2 comentários:

madeira holidays disse...

lindo...

JerryTILLEY disse...

It is not often that you see a 727 in Madeira, and even less often that it comes from Burkina Faso !!

Great shots, wish that I had taken them.


jeritilley.wordpress.com