sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pinturas Especiais no LPMA: Finalmente a "Laica"...

Volta e meia há um avião qualquer que ganha, por algum motivo, um interesse súbito e acrescido, normalmente à conta da aplicação de uma pintura especial. E, se nos últimos tempos, algum havia que despertasse a antecipação por parte da Brigada das Rampas no LPMA esse avião era, sem dúvida o A320 D-AICA da Condor - o Retro para uns, a Laica (adaptação da leitura do registo) para outros, o Hans para a Condor.
E, após uns valentes meses à espera da primeira visita ao LPMA, finalmente o dia chegou.
O D-AICA não é um avião novo. Já se passaram quatorze anos desde que o Charlie-Alfa foi entregue, em 1998, à Condor, companhia com a qual sempre voou, mesmo durante o período em que a companhia se designou Thomas Cook. Nunca se distinguiu especialmente e mesmo na Condor, onde sempre houve tradição de pinturas especiais (lembram-se do Rizzi-Bird ou do Willi?) o avião sempre teve uma existência discreta. Tudo isso mudou, em Dezembro do ano passado.
Na onda da actual moda entre companhias aéreas de aplicar pinturas retro a um ou mais aviões da frota, a Condor decidiu, em 2011, aplicar uma pintura retro a um dos seus. Foi escolhido um dos seus doze Airbus A320, precisamente o D-AICA, e aplicada a pintura que a companhia ostentava na década de 60. A exemplo de outros casos na Condor, o Charlie-Alfa também recebeu um nome: foi batizado de Hans - em honra de Hans Geisler, um agente de viagens alemão fundador da Geisler Tours e que, em 1956, foi o cliente para o primeiro fretamento de um avião a uma pequena companhia recém-criada na Alemanha, a Deutsche Flugdienst GmbH. Essa pequena companhia evoluiu, depois, ao longo dos anos, tornando-se no que é, hoje, a Condor.
A 5 de Dezembro de 2011 foi então, no aeroporto de Berlin-Schonefeld, baptizado o Charlie-Alfa como Hans, tendo as madrinhas de baptismo sido as filhas de Hans Geisler, Sybille e Susanne. E foi a partir daí que começou a operar em aeroportos pelo mundo fora com a bonita pintura da Condor dos anos sessenta.
E, ontem, pela primeira vez, aterrou com essa pintura no LPMA.
Airbus A320-212, D-AICA, Condor Flugdienst, Hans - Retro C/S:








1 comentário:

Paulo Olim disse...

Boas estão fixes!... grande texto amigo!