segunda-feira, 9 de abril de 2012

Yodel - Ay - EEE - Oooo!!!!....

O edelweiss (Leontopodium alpinum) é uma flor de montanha típica dos Alpes e pertencente à família dos girassóis. Simbologicamente é adoptado para um sem número de significados, que vão desde o ser a flor nacional da Suíça e da Áustria até ser o emblema das tropas de montanha do Exército Alemão. Aliás se forem ao Wikipédia terão oportunidade de ver que isso nunca mais acaba...
Mas o edelweiss também dá o nome e o logo a uma companhia aérea suíça, companhia aérea que ontem, 8 de Abril de 2012, fez o seu voo inaugural para o LPMA, vindo de ZRH - naquilo que foi, sem dúvida, o primeiro ponto alto no movimento do aeroporto deste, até agora, morno ano de 2012.
A Edelweiss Air (EDW/WK) é uma companhia fundada pelo Grupo Kuoni Travel em 1995, em Bassersdorf na Suíça, para efectuar voos charter tendo começado a operar com um único MD-83. Com o decorrer dos anos a EDW virou-se para a Airbus e reequipou, a partir de 1998 a sua frota com modelos desta construtora. Hoje a EDW é subsidiária da Lufthansa (através da Swiss, pertença da companhia alemã) mas é gerida independentemente voando, para uma rede de destinos em quatro continentes e contando com uma frota de cinco aviões - três A320-200, um A330-200 e um A330-300.
E foi um dos A320s da EDW que operou o voo inaugral para o LPMA: o HB-IHZ, construído em 1999 e entregue, nesse ano à companhia. Chegou, vindo de ZRH, pelas 11:40, operando o voo WK284 e teve direito ao tradicional banho dos bombeiros. E proporcionou à malta um grande momento: uma pintura muito bonita mesmo (que fica muito bem à luz do sol madeirense) e uma tripulação, quer técnica quer comercial, de uma simpatia cinco estrelas.
Antes de deixar os bonecos tirados não poderia deixar de endereçar alguns agradecimentos. Primeiro aos Aeroportos da Madeira pela simpática colaboração prestada. Depois, três muito obrigados especiais: ao pessoal do Serviço de Operações do LPMA (em especial ao amigo Nuno pela atenção e paciência!...), à Portway/Escala de FNC (em especial ao amigo Orlando) e, last but not least, ao pessoal da Edelweiss Air, incluíndo a tripulação, de uma altíssima simpatia, uma coisa verdadeiramente...alpina!
Airbus A320-214, HB-IHZ, Edelweiss Air AG: