quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O derradeiro voo do amigo Bruno...

O meu primeiro post de 2012 não era suposto ser sobre um assunto destes. Mas a vida é assim...

Hoje, ao fim da tarde, partiu para o seu derradeiro voo o amigo Bruno Alves.

Aviador de mão larga e amante da aviação.

Amigo de coração grande e sorriso pronto.

Profissional de reconhecida competência.

Homem de grande humildade, desarmante simplicidade e cativante simpatia.

E, raios me partam, um gajo com uma calma e uma serenidade perante a vida que impressionava e contagiava.

Voei, muitas vezes, com o Bruno nos meus tempos no Aeroclube da Madeira...aquelas voltas de Chipmunk que ficam para sempre na memória. Foi com ele, há quase vinte anos atrás, que andei pelas primeiras vezes na placa do, então, LPFU, acompanhando-o nos night stop checks aos aviões da TAP que dormiam cá. E aprendia, fascinado, enquanto o amigo Bruno explicava calmamente os segredos das entranhas de um 737-200. Tive a honra e o privilégio de poder colaborar, ainda que de forma quase insignificante e modesta, no projecto que o Bruno, em conjunto com o Marco Melo, encetou e que levou a que participassem no London-Sydney Centennary Air Race em 2001 - voando um Ruschmeyer R90 desde Londres, Inglaterra até Sydney na Austrália.

E passava os anos a encontrar com frequência e prazer o Bruno. Sempre de piada pronta, sempre com aquela calma e simpatia. Passavam-se quinze minutos de uma vida muito bem passados na companhia do amigo Bruno.

Como ele costumava dizer: Isso aí...ó, isso é pacífico!...

Eu não tenho, infelizmente, fotos do CS-DIR - o avião voou e despenhou-se antes de eu andar nisto de tirar bonecos a aviões. Mas gostava de deixar aqui uma e encontrei, na net, esta, tirada pelo Jorge Abreu, do Bruno aos comandos do seu Zlin - um dos sonhos da vida dele e que foi cumprido.

Até sempre, Camarada!

Que o teu derradeiro e eterno voo seja, como tu dizias, pacífico...

Aqui entre nós, deixas um lugar vago. Sem dúvida nenhuma...

6 comentários:

mlopes disse...

Gostaria de pedir permissão para o copiar para a minha página do facebook, achei a carta, artigo, digno de ser lido por muitas pessoas, obrigado
MLopes

PagodaTroop disse...

Se o quiser, esteja à vontade!
Também conhecia o Bruno?
Cumps

João Tomás Alves disse...

O Bruno deixou-me saudade e também conforto, por saber que no lugar onde ele se encontra agora, não é necessário avião... No céu, os anjos têm as suas proprias asas e o Bruno conquistou as dele... Assim, mais uma vez o seu sonho está concretizado, oferecendo-lhe o mérito de voar... Voar sem limites, livremente, como ele sempre desejou... Sinto-me um sortudo por tê-lo conhecido... Parabêns Bruno.

Joao disse...

Conheci o Sr. Bruno atraves do seu pai. Falei uma vez com ele, e tive oportunidade, talvez unica, de dar asas ao meu gosto antigo por avioes e falar falar falar, perguntar e ouvir... Sempre com uma educaçao, simpatia e paciencia sem limites... Fico com pena, porque pessoas assim ja sao poucas. As minhas condolencias aos amigos e familiares pois acredito que a perda foi grande.

Ana Filipe disse...

Não conheci o Bruno pessoalmente mas as nossas vidas cruzaram-se.Era ele o piloto do Zlin que se despenhou no dia 24 de Maio de 2009.Sobreviveu ao acidente e quase 32 meses depois também ele partiu.
Hoje, graças ao Pedro, sei que morrer é transitar para outra dimensão.
Também não conheço o sr. João Tomás Alves mas concordo com ele. Do outro lado do véu, estou certa que se encontraram e que ambos voam livremente sem estarem restringidos a um corpo de terceira dimensão.
Esta foi mais uma experiência.
Bons voos! Até um destes dias!

Anónimo disse...

Quero deixar o meu testemunho e reconhecimento ao grande ser humano que tive o privilegio de conhecer,nunca esquecerei aquele dia em estava na porta de embarque e tu muito discretamente e com aquela calma unica deixaste aquela folha para o curso PPA,foi o inicio do sonho a tornar-se realidade anos mais tarde.
obrigado pelo convivio e pela tua amizade,
deixas um lugar unico no meu coracao.

Duarte, o aviador como tu gostavas de chamar.