A TAP é detentora de uma das mais modernas e jovens frotas aéreas da Europa, com a idade de 8 anos. Contudo, a renovação é uma constante na companhia. Desde meados da década de 1990 que a TAP se tem empenhado numa total renovação da sua frota.
A companhia deixou de voar com a Boeing depois de 1998.
Em 1989 é recebido o primeiro Airbus A310, seguindo-se, durante toda a década de 1990, os primeiros Airbus A320, A340 e, em 1997, os A319.
Hoje, a renovação da frota aérea centra-se no longo curso. De momento, a TAP encontra-se a substituir os A310 pelos mais recentes e tecnologicamente avançados Airbus A330. Um acordo de compra com a Airbus prevê a substituição integral da frota A330 e Airbus A340 pelos futuros Airbus A350 a partir de 2013.
Contudo, a Airbus, fruto de problemas internos, onde se incluí os atrasos nas entregas do super-jumbo A380, alterou os planos de construção do A350. Um novo avião, o A350 XWB (Xtra Wide-Body) foi apresentado mas apresentando mais custos no preço final. Os 10 A350 da TAP estão agora a ser renegociados. Como as datas de entrega também foram alteradas, a TAP encontra-se com enormes dificuldades em expandir a sua oferta de lugares e novos destinos.
Mas, nos finais de Novembro de 2007, o CEO da TAP assinou em Toulouse, com a Airbus, o contrato para a aquisição de 12 aviões A350 XWB, com opção para mais três unidades, e também uma carta de intenções para mais oito aviões da família A320. Este pedido foi cancelado, no ano seguinte devido às dificuldades económico-financeiras da empresa, e à crise mundial, de onde se destaca o forte aumento do preço do petróleo. A Companhia converteu assim a sua encomenda inicial do A350, feita em Dezembro de 2005, na encomenda do novo A350 XWB, e confirmou simultaneamente o número de aparelhos de 10 para 12.
Recorde-se que a proposta entre a TAP e a Airbus envolve a compra de 12 A350.
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Aeroporto da Madeira - LPMA
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