quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pinturas Especiais no LPMA: O "100bus" da EasyJet

Ainda há uns dias andámos nos números quando falámos do D-AHFK - o 96 da TuiFly. Hoje vamos mudar de companhia, acrescentar mais quatro e chegamos ao G-EZBR - o Airbus nº 100 da EasyJet.
Não vale a pena falar da EZY - de seu nome completo a Easy Jet Airline Company Limited - pois a sua história e identidade são bem conhecidas de todos. Desde o ano em que começou a voar - 1995 - até aos dias de hoje a EZY passou de uma aventura quase de vão-de-escada à segunda maior LCC da Europa com 42.4 milhões de passageiros transportados em 2010, cerca de 8000 funcionários e uma frota de mais de 200 aviões operando a partir de 19 bases espalhadas pela Europa, ligando 118 aeroportos com meio milhar de linhas. E, desde 2007, a EZY também faz parte do retrato, cá no LPMA e os aviões brancos e laranjas são, hoje, parte do dia-a-dia do aeroporto.
Embora a EZY não seja muito virada para as pinturas especiais (pouco mais além vão do que pintar uns slogans num ou noutro avião tipo o I Love Malpensa e tal...) a LCC britânica parece gostar muito de assinalar marcas numéricas de relevo em termos de aviões adquiridos. Aliás, a ultima iniciativa desse género, já este ano e que foi um sucesso, foi a do A 320 G-EZUI o 200º Airbus da companhia com a pintura invertida (laranja com letras brancas). Infelizmente e tanto quanto sei só apareceu cá no LPMA uma única vez...
Em bom rigor há dois Airbus da EZY a comemorar o número 100: o primeiro, o G-EZID, visou comemorar o centésimo avião adquirido pela companhia ( o Camarada Olim chapou-o aqui em Setembro de 2010) e limitou-se a um simples "100" pintado no nariz. Com o segundo, o G-EZBR, comemorando a aquisição do centésimo Airbus, a companhia foi mais longe e aplicou-lhe um esquema especial de pintura. E são deste avião no LPMA, os bonecos que vos trago hoje.
O Bravo-Romeo é um A319-111 construído em 2007 e entregue novo à EZY em Abril desse ano. Desde então tem vindo várias vezes ao LPMA e nalgumas eu a Canon e a Bigma estávamos lá mesmo em contra-luz...
A319-111, G-EZBR, Easy Jet, 100th Airbus c/s

2 comentários:

ARTILES disse...

Efeméride:
Faz hoje 34 anos da queda do avião CS-TBR da Tap.

Sérgio Meneses disse...

Feliz natal e boas festas é o desejo do Transportes em São Miguel Deseja ao seu colega Asas da Madeira