Se há coisa que acho - e sempre achei - interessante é o desenvolvimento que se assiste na aviação nas Ilhas Canárias, especialmente na vertente comercial. Bem sabido que o arquipélago tem diferente configuração e maior dimensão, a todos os níveis, que o da Madeira, mas a verdade é que, nesse capítulo e mesmo em termos relativos o grau de desenvolvimento dos transportes lá remete-nos, por cá, quase para a pré-história.
A CanaryFly é um bom exemplo desse desenvolvimento, pois - num cenário de transporte aéreo regional e inter-ilhas onde já operam várias companhias (a Binter, a Islas, a Naysa...) - ainda se crê haver mercado para uma outra. A companhia foi criada em 2010, voa sobretudo em Inter-ilhas e para a costa atlântica do Norte de África e ainda só dispõe de um avião o Aerospatiale ATR-42-320 EC-LMX, precisamente o quarto turboprop aparecido no LPMA naquela hora de terça-feira passada.
O Mike-X-Ray já não é um rapazinho novo: voou, durante treze anos em três continentes e até já andou por terras lusas com um registo CS. Começou a voar no ano de 1988 e até 2001 andou a voar na Colômbia: primeiro como XA-MAR para a ACES Colombia e depois como XA-TPZ para a Aeromar. Em 2001 passou-se para a Terra do Samba, onde voou na Total-Linhas Aéreas como PT-MTO, para, em 2005, atravessar o Atlântico, rumo a Portugal onde adquiriu o registo CS-TLR e voou, durante dois anos, para a saudosa Aerocondor. Chegou a operar voos entre Paris e Bragança (coisa que não acabou lá muito bem...) e recebeu, inclusive um nome: Lot et Garonne...
Em 2007 o ora Mike-X-Ray esteve por um breve período com a Air Contractors, onde usou o registo EI-SLI, para depois rumar ao Quénia onde voou para a Fly540 como 5Y-BVD. Três anos depois voltou para a Air Contractors como EI-SLI, para daí sair, com o actual registo, para a CanaryFly que, tal como a Aerocondor, o baptizou com um nome: Villa Cisneros.
Ficam, então, os bonecos do EC-LMX tirados na sua chegada e saída de terça-feira passada - uma chegada que não primou pela pontualidade ou não fossem as quase 29 horas de atraso...
Aerospatiale ATR-42-320, EC-LMX, CanaryFly Canarias Aeronautic, Villa Cisneros:
6 comentários:
Demorou mas, como habitual foi resultou num trabalho de aturada pesquisa...
tenho de procurar fotos desse Aerocondor...acho que só o fotografei uma vez...
Excelente fotos! Turboprobs são os meus favoritos! Vejo sempre ATR's passando aqui em Londrina. Minha janela fica ao lado da final da 33! É muito lindo, tirando o barulho feito por essas magníficas aeronaves.
Lhe adicionei no meu blog também, obrigado pela parceria!
Beeeem, este moço é voador mesmo!!!, já vou meio mundo!
Prova daquilo que falas no texto em relação ao nosso mercado aéreo, é o arquipélago dos Açores, onde só uma companhia trabalha e pratica os preços que quer e bem lhe apetece! ... A rota Paris-Bragança foi outra que de boa ocupação passou rapidamente a eliminada ... O aeroporto de Beja abriu pa ter um voo semanal com um Embraer da BMI que transporta 10 / 20 pessoas por voo ... A rota do continente po Funchal, do Porto custa uma fortuna, de Lisboa é relativamente acessível ... Enfim, que mais podemos dizer do nosso mercado aéreo! ... Por isso digo, Santa Ryanair que parou aqui plo Porto, porque se não, até esse fantástico aeroporto estava as moscas!
Abraço
Belo artigo!
Atr-72 de Binter Canárias Precioso!
Un saludo
Cebri
excelentes fotos só de as ver ja fiquei com saudades de voltar a Madeira
Obrigado a Todos!
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