Hoje foi dia de novidade no LPMA. Novidade que, embora pequena em tamanho, não deixou de ter o seu interesse. Porque hoje tivemos a visita de um Socata TBM-700 da Aviação Ligeira do Exército Francês, a ALAT - Aviation Légère de l'Armée de Terre ( não confundir com a Força Aérea Francesa - Armée de L`Air nem com a arma aérea da Marinha - Aéronavale).
O TBM-700, 139, F-MABS (curiosamente a ALAT também releva as matriculas civis e usa, como códigos de fuselagem, as três últimas letras das mesmas) faz parte de um lote de 8 operados pela ALAT na sua unidade de asa fixa para transporte VIP a Escadrille d'Avions de l'Armée de Terre (EAAT) baseada na área militar do aeroporto de Rennes-Saint Jacques na Bretanha, no Noroeste da França.
Estes aviões monomotores bilugares de asa baixa (resultado de um projecto conjunto, nascido em finais da década de 80, de duas das mais conhecidas construtoras da aviação ligeira a Socata, francesa e a Mooney, norte-americana) têm cabine pressurizada e capacidade, nesta versão VIP, para 4/5 passageiros - em contraponto com a capacidade para 7 de uma versão standard. O motor é um Pratt & Whitney PT6-64 de 700cv, permitindo uma velocidade de cruzeiro de 450 Km/h.
Coisa curiosa: em 1993 um TBM-700 deu uma volta ao mundo em menos de 80 horas tendo realizado 18 escalas...rapidinho o rapaz, não?
O Alfa Bravo Sierra chegou ao LPMA hoje, pelas 14:50 procedente da BA6 no Montijo (LPMT). E, como normal a essa hora, o sol não ajudou aos bonecos mais adequando-se a fritar ovos nos capots dos carros...
Socata TBM-700, F-MABS/139, Aviation Légère de l'Armée de Terre:
3 comentários:
Deixa lá que, 3 horas depois, a placa de LPMA continuava mais propícia à produção de miragens dignas do Sahara do que propriamente à pratica do Spotting "by the net"...
Buen trabajo la ultima casi sacas la cara del piloto saludos
Tens tido umas visitas interessantes, pequenas mas muito interessantes.
Enviar um comentário