Há já alguns anos que não se viam as bonitas cores da British Airways no LPMA. Todos nós que seguimos, de uma maneira ou de outra, isto dos aviões recordamo-nos dos muitos anos em que a GB Airways operou para a Madeira ostentando - como companhia franchisada da World`s Favourite Airline - as cores da BA. Contudo, em Março de 2008 a GB Air, adquirida pela EasyJet, cessou operações e desde então deixou-se de ver a Speedmarque por estas bandas.
(Speedmarque, para quem não sabe, é o nome dado ao actual logo da BA - mais precisamente à fita ondulada azul e vermelha que acompanha a inscrição "BRITISH AIRWAYS"...)
Bom, mas ontem, depois de mais de três anos de ausência, as cores da BA voltaram ao Aeroporto da Madeira. E, de novo, num avião de uma companhia franchisada e, diga-se, uma companhia que, curiosamente, não seria normalmente expectável (chiça, que palavra fina!...) por estes lados: a Sun Air da Dinamarca.
A Sun Air - sediada em Billund na Dinamarca - nasceu em 1978 como uma pequena empresa charter e de táxis aéreos. Em 1987 tornou-se numa companhia de voos regionais e a 1 de Agosto de 1996 começou a operar como uma franchise da British Airways - o que se mantém até hoje. A Sun Air (SUS/EZ) tem 175 funcionários e uma frota de 13 aeronaves, das quais cinco são Fairchild-Dornier 328-300JETs
E foi precisamente um destes aviões que aterrou, ontem, no LPMA. O OY-NCM foi construído em 2001 e entregue em Agosto desse ano, como N426FJ, à Atlantic Coast Airlines dos EUA de onde passou, em Agosto de 2004 para a Independance Air. Durante os cinco anos em que operou para ambas estas companhias norte-americanas o N426FJ ostentou as cores da Delta Connection, a marca de voos regionais da Delta Airlines. Finalmente em Setembro de 2006 este avião passou para a Sun Air onde recebeu o registo dinamarquês OY-NCM e, curiosamente, voltou a operar nas cores de uma terceira companhia, neste caso a British Airways.
O Charlie-Mike chegou ontem, pelas 15:00 locais, ao LPMA transportando a comitiva da equipa de futebol sueca BK Hacken para um jogo com o CD Nacional integrado nas pré-eliminatórias da Liga Europa. Prevê-se a sua saída para o início da tarde de amanhã, sexta-feira.
Fairchild-Dornier 328-300JET, OY-NCM, Sun Air operado para a British Airways:
2 comentários:
Amanhã a descolagem deve ser mais tardia...afinal de contas, além de tudo o que trouxeram, ainda levam mais 3 bolas (e, se souberem fazer valer a viagem, uma garrafita ou outra de poncha, com uns bolitos de mel para enxugar...)
Pois...a ver se com essas três bolas não começam a mexer no MTOW...
E se tiver de ficar algo em terra à conta do peso se calhar mais vale levar a poncha e (pelo que julgo saber) deixar um ou dois dos jogadores...
Enviar um comentário