domingo, 26 de junho de 2011

Pinturas Especiais no LPMA - O avião que adora voar...

As companhias aéreas alemãs são e sempre foram, muito pródigas em aplicar pinturas especiais aos seus aviões e para constatar isso,o exemplo de uma TUIfly fala por si. Mas, mais do que aviões bonitos para fotografar, os alemães perceberam há muito que um logojet é, antes de mais, um valor de marketing donde se podem retirar dividendos interessantes.
A propósito do nosso special guest star de hoje, tomemos, por exemplo, o caso da Condor. Quem não se lembra daquele B757-200, registo D-ABNF - o famoso Rizzi-bird?
O D-ABNF foi escolhido em 1996, para, no âmbito das celebrações do 40º aniversário da Condor, ostentar uma pintura especial idealizada pelo conhecido pintor norte-americano James Rizzi. E, dali, saiu logo um sucesso! O avião ganhou fama mundial ( e de forma notória entre os mais novos) e fizeram-se uma imensidão de artigos de markrting referentes ao mesmo, desde postais, canetas, posters e brinquedos e t-shirts até chaveiros, chávenas, miniaturas e maquettes. Muito disso era vendido a bordo do próprio avião, no decurso dos voos e aparentemente esses produtos tinham uma saída fantástica. Reza a lenda que não eram raros os casos de passageiros que, tendo hipótese de voar no Rizzi-bird, chegavam a atrasar ou antecipar viagens de férias só para ter a oportunidade de o fazer...
O nosso convidado de hoje é uma espécie de sucessor, herdeiro ou descendente do Rizzi-bird. Tal como ele, adquiriu uma pintura especial para celebrar mais um aniversário da Condor - o 50º, em Março de 2006. Tal como ele, também é conhecido por um nome - o Willi.
Trata-se do Boeing 757-330(WL) D-ABON, que chegou novo à Condor em 2 de Junho de 2000. Sempre voou na companhia, incluíndo durante o período em que esta se chamou Thomas Cook. Em 2006 foi escolhido de entre os 13 B757-300s da Condor para ostentar a pintura especial dos 50 anos: uma fuselagem cheia de corações coloridos com a inscrição em letras garrafais do actual slogan de marketing da companhia, WIR LIEBEN FLIEGEN -´"Nós adoramos voar!". E na cauda uma mosca (que, confesso, ainda não percebi o que faz ali, de um tanto desenquadrada, mas enfim...), tudo isto com fundo branco enquadrando uma solução visual engraçada e bonita.
O Oscar-November ganhou ainda o nome não oficial de Willi - alegadamente em honra de Willfried Mayer, um dos responsáveis, durante mais de trinta anos, pela imagem corporativa da Condor - e continua desde há cinco anos a voar para os vários destinos da companhia (incluíndo o LPMA) com esta pintura - um caso de sucesso, talvez, como o seu antecessor November-Foxtrot?
Por este andar, veremos o que a Condor vai fazer em 2016, nas suas bodas de ouro...
Boeing 757-330(WL), D-ABON, Condor Flugdienst, Willi / Wir Lieben Fliegen: