sábado, 25 de junho de 2011

Os cargueiros do LPMA

Ao olhar para as fotos do ZS-SMJ, tiradas pelo Camarada Olim, lembrei-me que seria giro recordar alguns dos registos que já andaram cá pelo LPMA desde que começou a operação diária de um avião cargueiro entre LIS e FNC.
O F-GIXR da Europe Airpost, construído em 1992, voou durante a maior parte da sua vida como 9M-MZA operando para companhias como a MAS, a Garuda, a Transpac Express. Foi convertido em cargueiro a 13 de Maio de 93:
Temos também três registos da Swiftair: o EC-KRA (construído em 1990, já foi o 9V-TRA e o SX-BGK tendo voado para a Tradewinds, a SilkAir, a Cronus e a Aegean) o EC-KVD (construído em 1986, ex-PH-BDB e N102KH, convertido a cargueiro em 2005 e operado pela Kitty Hawk AirCargo até ficar na Swiftair) e o EC-LJI (também construído em 1986, ex-OO-TNI e N588AU, era operado pela TNT Airways antes de ganhar as cores da Swiftair:
Em 2010 apareceu por cá o EC-KDJ da Agroar(embora voando com titulos da Saicus Air). Construído em 1988, voou na Piedmont Airlines como N355P, transitando para a US Airways como N584US. Em Fevereiro de 2007 foi convertido para carga, sendo operado, a partir de Abril desse ano, pela Flyant espanhola com o registo actual. Ainda em 2007 a partir de Novembro o KDJ passou a ser operado pela Agroar - Carga Aérea que ainda o mantém. E é ainda a Agroar que fornece o último registo deste post: o contemporâneo ZS-SMJ. Este rapaz, também de 1986, é um autêntico coleccionador de registos, senão vejamos: começou por ser o PT-TEB da Transbrasil, passou a N304AL da Aloha Airlines (com lease à Vanguard Airlines), depois a N329AW da America West, depois a B-2166 da Shandong Airlines, depois, ainda, a TF-BBY da Bluebird Air Cargo e a XA-UCY da Estafeta Carga Aérea. E nem pensem que ele parou por aqui pois em Dezembro de 2007 ele foi o VP-BCN da Aeroflot Cargo, depois passou a 5Y-BXK da Imperial Air Cargo para, finalmente, acabar como ZS-SMJ da Safair Operations. E, agora em leasing à Agroar.
Gajo muito viajado este SMJ, não?...

4 comentários:

Alex Maio disse...

Muito bom artigo!
Admira-me é que o ZS-SMJ aínda consiga voar!!!! :))

Paulo Olim disse...

Não tens a da formiga? penso que foi o primeiro da lista de aviões de carga por estas bandas!



Paulo Olim
Asas Madeira

Pagoda disse...

Alex: Manutenção faz milagres...
Olim: Quando o Flyants andavam por cá pintados eu ainda não tinha máquina.De qualquer modo o EC-KDJ foi um deles, pois chegou a andar no LPMA a voar com a Flyant...

Paulo Olim disse...

Pois tens toda a razão ele já cá rodava já algum tempo!
Tenho varias dele, mais so coloquei 2 fotos pois na altura tinha outra maquina e o meu tempo era outro para a aviação estava a aprender a mexer no blog...