quarta-feira, 16 de junho de 2010

Unidade auxiliar de potência ou APU


O APU encontra-se na cauda dos aviões.

 Serve para ajudar a suprir força elétrica e pneumática aos sistemas do avião, permitindo que estes operem independente de força externa ou dos motores. Esta função também está disponível em voo.

Ou seja, o APU foi uma maneira encontrada pelos engenheiros para manter uma aeronave auto-suficiente em qualquer lugar que ela pouse, pois usa o mesmo combustível dos motores. Toda aeronave que possui APU precisa de duas funções básicas dele: Força Elétrica e Força Pneumática.

A elétrica é fácil de entender, já que quando você entra num avião  as luzes estão acesas com os motores desligados, se não houver uma energia de força acoplada significa que a energia está vindo do APU. A força pneumática serve para fazer as “packs” de ar condicionado funcionarem, ou seja, se o avião está geladinho quando você embarca, se não houver um “cart” externo, significa que o APU está funcionando bem e enviando ar para as packs fazerem o trabalho delas. Mas a função principal do APU no solo é dar partida nos motores principais quando o avião está sendo empurrado pelo trator, pois a partida dos motores de grandes jatos se dá através de força pneumática (o 787 vai ser uma excessão). Aliás, quem viaja muito percebe que o ar condicionado está resfriando, aí o avião sai da placa e de repente o ventinho entra bem na hora que o motor começa a girar, e só volta depois que terminou a partida? Isso acontece porque durante o ciclo de partida, o motor do avião exige uma imensa quantidade de ar para girar, então o ar-condicionado tem que ser desligado (automaticamente ou pelo co-piloto, depende do modelo de aeronave) senão o motor não atinge a velocidade mínima para partida.

Os APUs modernos como  o Boeing 777, deixaram de ser simplesmente uma unidade auxiliar, uma vez que a força gerada é tão grande (120KVA) que pode alimentar a aeronave inteira durante o voo se houver perda dos geradores de ambos motores, independente da altitude!! Já a força pneumática só está disponível até 22,000 pés (6700 m).
Ground power unit ou GPU, é um equipamento móvel terrestre que serve para fornecer energia aos aviões quando estes se encontram estacionados no aeroporto, longe dos terminais.


O GPU é utilizado quando o avião não possui APU, quando este não está em funcionamento por restrições aeroportuárias ou por poupança de combustível.






Estive a pesquisar e encontrei isto, espero que esteja certo!

6 comentários:

Rui Sousa, Madeira Spotters disse...

Boas Paulo,
por acaso enganei-me na nomenclatura:
A APU está no avião, aquele calor que vês a saír da cauda do avião é proveniente da APU.

Aquela que estavas a referir-te ao telefone era a GPU (Ground Power Unit)...desculpa...

Vitor Hugo Silva disse...

mais uma boa aula de aviação! ;)

parabens paulo pelo teu fantastico blog!

Alberto Velez Grilo disse...

Muito bem!

Apenas uma sugestão. A primeira foto deveria evidenciar a cauda do avião, onde se encontra o sistema exaustor do APU.

Paulo Olim disse...

Muito bem Alberto,
bem visto,ja tinha pensado nisso mais passou ao lado!

ja pois uma foto a indicar o APU

Bruno disse...

Boa noite, primeiro parabéns por este excelente blog, muito bem feito e bem orientado.
Quanto à questão do APU, Menciona que pode ser utilizado em voo, mas isso depende do modelo do avião, por exemplo, os Falcons 50 se por acaso for esquecido ligado ao descolar ele desliga automaticamente e nao pode ser usado em voo. Isso é verdade para alguns mais não deve ser generalizado para todos os APU's.
Muito obrigado e parabéns novamente

Bruno

Paulo Olim disse...

Bom dia! Bruno obrigado pelo seu comentario, não sou entendido na materia, apenas procuro algo sobre o tema do poste na net, ou tento falar com alguem que o perceba do assunto, e vou juntando as coisas!
Pois cada modelo tem as suas funções, mais penso que da para entender!
Mas e sempre bom aprender, ora ai esta uma coisa que não sabia;-))

Paulo Olim
Asas Madeira
Saudações aéreas