domingo, 31 de janeiro de 2010

Estação de Radar Nº2 (Paços de Ferreira)

Estação de Radar Nº2

É uma estação de radar da Força Aérea estacionada na Serra de Montejunto funcionando, também, como Centro de Operações Aérea Alternativo e tem como missão garantir a capacidade de operação como centro de reporte e controlo na defesa aérea de Portugal.


Substituiu a antiga Esquadra nº.11.

A antiga Esquadra nº.11 começou a funcionar em 1955, dependendo do Grupo de Detecção, Alerta e Conduta da Intercepção (GDACI), com sede na Serra de Monsanto, em Lisboa.


O Centro de Operações do Sector, órgão que controlava as operações dos diferentes radares do continente português além desta Esquadra, tinha sob o seu comando a Esquadra nº. 11, am Paços de Ferreira na Serra do Pilar, actual Estação de Radar Nº2, a Esquadra nº.13, situada na Serra da Estrela, actualmente desactivada,e a Esquadra nº.14, na Foia, na Serra de Monchique, com um breve período de vida, mas recentemente activada com o nome de Esquadra Nº 1.

Em 1975, com a desactivação do Grupo de Detecção, Alerta e Conduta da Intercepção, a Esquadra Nº11 passou a depender do Comando Operacional da Força Aérea.

Em 1996 foi desactivada a Esquadra nº.11, dando lugar à Estação de Radar nº 3 tendo sido, também, activado o Centro de Operações Alternativo, integrado no Sistema de Comando e Controlo Aéreo de Portugal (SICCAP).

Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_de_Radar_N%C2%BA3

Sem comentários: