quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Os quinze anos da Star Alliance...no Star Alliance pequeno

Já aqui se escreveu, no Asas Madeira, sobre os 15 anos da Star Alliance que se celebram neste ano de 2012 (ver aqui o post do camarada JMG sobre o assunto). Para assinalar o aniversário a aliança de companhias aéreas resolveu aplicar uns stickers alusivos ao facto nas fuselagens daqueles aviões que, dentre as suas companhias associadas, voam com a chamada pintura Star Alliance. A TAP Portugal não foi excepção e, tendo dois aviões na corporate livery da aliança - o A330-223 CS-TOH e o A320-214 CS-TNP -  aplicou o sticker - nada mais que um quadrado de cor escura com a inscrição "15 YEARS" - nas fuselagens dos dois, mais precisamente próximo das últimas portas, junto à cauda e de ambos os lados.
Deste modo e assim do pé para a mão, estes dois registos da TAP ganharam uma nova relevância para aqueles que, como eu, gostam de apontar máquinas fotográficas a aviões. Teoricamente, não seria difícil apanhar qualquer um deles cá - o LPMA é escalado regular e frequentemente por A320s e A330s da TAP. Mas o facto é que o TOH não tem aparecido por cá o que deixa as hipóteses mais para o lado do TNP.
E hoje, uma visita inopinada às rampas permitiu apanhar o CS-TNP a efectuar a rotação entre os voos TAP1631 e TAP1638 e, se não deu para apanhar a aterragem, pelo menos a descolagem não escapou...
O November-Papa é um avião construído em 2004 e entregue, em Março desse ano, à Air Malta onde esteve durante dois anos (incluíndo um período em leasing à Vueling espanhola) com o registo 9H-AER . Em 2006 o avião foi adquirido pela TAP tendo entrado ao serviço a 31 de Maio desse ano, baptizado de Alexandre O`Neill e ostentando a pintura da Star Alliance, a única que lhe foi aplicada até hoje na companhia de bandeira portuguesa - é que, tal como o seu irmão maior, o CS-TOH, o Tango-November-Papa nunca ostentou a pintura padrão da TAP.

Airbus A320-214, CS-TNP, TAP Portugal, Alexandre O`Neill / Star Alliance c/s:






Sem comentários: