Já aqui se escreveu, no Asas Madeira, sobre os 15 anos da Star Alliance que se celebram neste ano de 2012 (ver aqui o post do camarada JMG sobre o assunto). Para assinalar o aniversário a aliança de companhias aéreas resolveu aplicar uns stickers alusivos ao facto nas fuselagens daqueles aviões que, dentre as suas companhias associadas, voam com a chamada pintura Star Alliance. A TAP Portugal não foi excepção e, tendo dois aviões na corporate livery da aliança - o A330-223 CS-TOH e o A320-214 CS-TNP - aplicou o sticker - nada mais que um quadrado de cor escura com a inscrição "15 YEARS" - nas fuselagens dos dois, mais precisamente próximo das últimas portas, junto à cauda e de ambos os lados.
Deste modo e assim do pé para a mão, estes dois registos da TAP ganharam uma nova relevância para aqueles que, como eu, gostam de apontar máquinas fotográficas a aviões. Teoricamente, não seria difícil apanhar qualquer um deles cá - o LPMA é escalado regular e frequentemente por A320s e A330s da TAP. Mas o facto é que o TOH não tem aparecido por cá o que deixa as hipóteses mais para o lado do TNP.
E hoje, uma visita inopinada às rampas permitiu apanhar o CS-TNP a efectuar a rotação entre os voos TAP1631 e TAP1638 e, se não deu para apanhar a aterragem, pelo menos a descolagem não escapou...
O November-Papa é um avião construído em 2004 e entregue, em Março desse ano, à Air Malta onde esteve durante dois anos (incluíndo um período em leasing à Vueling espanhola) com o registo 9H-AER . Em 2006 o avião foi adquirido pela TAP tendo entrado ao serviço a 31 de Maio desse ano, baptizado de Alexandre O`Neill e ostentando a pintura da Star Alliance, a única que lhe foi aplicada até hoje na companhia de bandeira portuguesa - é que, tal como o seu irmão maior, o CS-TOH, o Tango-November-Papa nunca ostentou a pintura padrão da TAP.
Airbus A320-214, CS-TNP, TAP Portugal, Alexandre O`Neill / Star Alliance c/s:
Sem comentários:
Enviar um comentário