Com a saída da Bluebird Cargo da linha de carga aérea LIS-FNC-LIS, vinha-se debatendo já há alguns dias qual seria o substituto dos 733Fs azuis que, há algum tempo, faziam parte do quotidiano do LPMA. Falava-se de um ATP para a linha e dos rumores às notícias e das notícias aos factos foi tudo uma questão de dias. E hoje, pela primeira vez, o sucessor do "Banana Azul" pôs os pés, ou melhor o trem, no LPMA: um Bae ATPF de registo LX-WAE e pertencente à companhia luxemburguesa West Air Luxembourg (WLX).
A WLX é uma companhia afiliada da companhia de carga aérea sueca West Air Sweden, baseada em Gotemburgo, na Suécia. Foi fundada por esta última em 2002 com a finalidade de ser uma feeder para companhias de carga expresso como a DHL, TNT, Fedex e UPS e tem a sua sede no Luxemburgo, operando uma frota de 7 Bae ATPFs (versão cargueira do ATP) e 1 ATR-72-201F. Com cerca de 60% das suas operações, já em 2001, a decorrer na Europa fazia sentido encetar uma expansão para uma zona mais central do continente e o Luxemburgo foi escolhido para o novo centro operacional e base de tripulações.
O LX-WAE é um dos 7 ATPFs da WLX e, tal como os restantes, tem capacidade para mais de 70 metros cúbicos / 8.6 toneladas de carga. Foi construído em 1991, tendo operado na British Aerospace ( 1991,com o registo G-BTNK), na Air Wisconsin (1991 - 1993, com o registo N860AW) e na United Express (1993 - 1996, com o mesmo registo). Em 1996 voltou a ser o G-BTNK mas para a Trident Aviation Leasing para em 1998 voltar à British Aerospace onde ganhou o registo G-CORP. Em 2007 foi entregue à West Air Sweden como SE-MAP e, finalmente, no ano passado chegou à West Air Luxembourg com o actual registo.
E, hoje, estreou-se na carga entre LIS e FNC, chegando mesmo aos últimos raios de sol, com a sua pintura base cinzenta, os títulos WEST AIR EUROPE (designação comercial da WLX) na fuselagem e, também na fuselagem, umas pinturas vagamente reminiscentes das marcas das patas de um cão...
British Aerospace ATP / F (LFD), LX-WAE, West Air Europe (West Air Luxembourg):
Sem comentários:
Enviar um comentário