Mas a estrela do dia foi uma estreia no LPMA. o ATR42 EC-LMX da CanaryFly Canárias Aeronautic - CanaryFly para os amigos.
Se há coisa que acho - e sempre achei - interessante é o desenvolvimento que se assiste na aviação nas Ilhas Canárias, especialmente na vertente comercial. Bem sabido que o arquipélago tem diferente configuração e maior dimensão, a todos os níveis, que o da Madeira, mas a verdade é que, nesse capítulo e mesmo em termos relativos o grau de desenvolvimento dos transportes lá remete-nos, por cá, quase para a pré-história.
A CanaryFly é um bom exemplo desse desenvolvimento, pois - num cenário de transporte aéreo regional e inter-ilhas onde já operam várias companhias (a Binter, a Islas, a Naysa...) - ainda se crê haver mercado para uma outra. A companhia foi criada em 2010, voa sobretudo em Inter-ilhas e para a costa atlântica do Norte de África e ainda só dispõe de um avião o Aerospatiale ATR-42-320 EC-LMX, precisamente o quarto turboprop aparecido no LPMA naquela hora de terça-feira passada.
O Mike-X-Ray já não é um rapazinho novo: voou, durante treze anos em três continentes e até já andou por terras lusas com um registo CS. Começou a voar no ano de 1988 e até 2001 andou a voar na Colômbia: primeiro como XA-MAR para a ACES Colombia e depois como XA-TPZ para a Aeromar. Em 2001 passou-se para a Terra do Samba, onde voou na Total-Linhas Aéreas como PT-MTO, para, em 2005, atravessar o Atlântico, rumo a Portugal onde adquiriu o registo CS-TLR e voou, durante dois anos, para a saudosa Aerocondor. Chegou a operar voos entre Paris e Bragança (coisa que não acabou lá muito bem...) e recebeu, inclusive um nome: Lot et Garonne...
Em 2007 o ora Mike-X-Ray esteve por um breve período com a Air Contractors, onde usou o registo EI-SLI, para depois rumar ao Quénia onde voou para a Fly540 como 5Y-BVD. Três anos depois voltou para a Air Contractors como EI-SLI, para daí sair, com o actual registo, para a CanaryFly que, tal como a Aerocondor, o baptizou com um nome: Villa Cisneros.
Ficam, então, os bonecos do EC-LMX tirados na sua chegada e saída de terça-feira passada - uma chegada que não primou pela pontualidade ou não fossem as quase 29 horas de atraso...
Aerospatiale ATR-42-320, EC-LMX, CanaryFly Canarias Aeronautic, Villa Cisneros:



