segunda-feira, 30 de abril de 2012

...e ainda mais bonecos dos "Condores"

E, de novo em complemento ao post do Camarada Olim, mais umas fotos da dupla de Condores que esteve em relevo nesta última semana de Abril: o B753 D-ABOL (o que avariou) e o B763 D-ABUD (o que veio buscar, na manhã de sábado, os passageiros retidos pela avaria do D-ABOL).
Diga-se, de passagem, que este mês de Abril foi bom, em termos de movimentos de relevo no LPMA. Mesmo muito bom...

Boeing 757-330W, D-ABOL e Boeing 767-330ER, D-ABUD, Condor Flugdienst:










Mais uns bonecos do Air Nostrum do FCP...

Acompanhando a anterior entrada do Camarada Olim, aqui vão mais umas fotos da chegada na última sexta-feira, do EC-JNX da Air Nostrum que trouxe à Madeira o FCP, curiosamente no fim de semana em que os Dragões acabaram por se sagrar Campeões Nacionais na I Liga 2011/2012.

Bombardier (Canadair) CL-600-2B19 CRJ-200BER, EC-JNX, Air Nostrum:






sábado, 28 de abril de 2012

Aparição do Boing 767 da Condor






Condor (Thomas Cook)

Boeing 767-330/ER
D-ABUD


 Novidades,  surpresas e aparições este mês de Abril "águas mil," em termos de asas voadoras
o melhor foi mesmo aparição este Boing 767 que a Condor decidiu  trazer ao "LPMA" derivado a avaria do Boing 757 desta companhia, para realizar o  voo para Frankfurt da última quinta-feira que ficou em terra, derivado a problemas de fuga de óleo no sistema de empuxo aplicado reverso, em dialecto madeirense "Puxa a trás" (em inglês thrust reversal ou thrust reverse) blá blá blá... do  Turbofan Rolls-Royce a bombordo do aparelho, tem sido uma grande dor de cabeça para o responsável da manutenção desta companhia, que já esta a trabalhar no terreno.
Ver mais detalhes  e mais aqui

Aeroporto da Madeira-LPMA

Pintinho do F.C. Porto esta de volta



Air Nostrum (Iberia Regional)

Canadair CL-600-2B19 Regional Jet CRJ-200ER
EC-JNX

27/04/2012
Origem-Porto- LPPR
Chegada pela pista 05 pelas 18:20h do LPPR ao LPMA
Entrada para o stand pelo Bravo
Stand Alfa 17

Não ligo nenhuma ao futebol, mais aqui fica o registo da chegada ao FC do Porto, a bordo deste Canadair com o registo EC-JNX
Jogo 28/04/2012  (Porto-Maritimo)

Aeroporto da Madeira-LPMA

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O Oneworld da Air Berlin

Hoje foi dia de mais uma novidade cá no LPMA. Bom, novidade é uma maneira de por a coisa porque...o avião já cá veio. Mas hoje veio com uma diferença na pintura, diferença essa que faz toda a...diferença.
Deixando estes rodeios de parte vamos ao que interessa. Hoje tivemos cá o D-ABMC da Air Berlin na sua primeira visita já depois de ter recebido, pintado na fuselagem, o logo da Oneworld - a aliança estratégica de que faz parte a companhia alemã.
A Oneworld, tal como a Star Alliance e a Skyteam, têm por norma que as suas companhias associadas mantenham determinada percentagem da sua frota com o logo da aliança disposto de forma mais visível na fuselagem. Isto pode variar de caso para caso, desde uma pintura especial completa (o caso da Star Alliance, por exemplo - basta lembrar o A330 CS-TOH e o A320 CS-TNP da TAP Portugal) até uma aposição com relevo do logo, mas com as cores normais da companhia como fundo. O caso da Oneworld.
A Air Berlin, a segunda maior companhia aérea alemã servindo 140 destinos em 40 países, faz parte da Oneworld há pouquíssimo tempo - entrou há cerca de um mês atrás, mais precisamente a 20 de Março de 2012. O que não impede que o grupo tenha já pintado dois dos seus 142 aviões com o logo da aliança: um A330-223 (o D-ABXA) e este D-ABMC que hoje apareceu por cá ostentando os titulos na fuselagem - e diga-se de passagem que as letras a azul encaixam muito bem com as cores da Air Berlin.
O Mike-Charlie é, também, um avião muito recente, construído no ano passado e entregue à companhia alemã há pouco mais de seis meses. Durante o Natal/Fim de Ano de 2011 o Mike Charlie ostentou (coisa rara na Air Berlin!) uma pintura especial de Natal (com a inscrição  "FLYING HOME FOR CHRISTMAS" em letras grandes na fuselagem e um Pai Natal) que, para grande decepção da malta, nunca apareceu por uma vez que fosse nos inúmeros voos que a companhia alemã fez para o LPMA nesse período (Dankesehr fur nichts, Meine Herren!). A primeira visita do Mike-Charlie foi feita mais tarde, já sem o Pai Natal e com o espaço a preencher com o logo da Oneworld em branco...
Aqui ficam, então, os bonecos do D-ABMC, um dos dois logojets da Oneworld na frota da Air Berlin. Apesar do dia escuro vale o registo, até porque, tanto quanto julgo saber, foi a primeira vez que um logojet da Oneworld apareceu cá no burgo...


Boeing 737-86J/W, D-ABMC, Air Berlin / Oneworld Logojet:







terça-feira, 24 de abril de 2012

O VoaVermelho...

Quando há uns tempos atrás falei na Semana da Páscoa (ver aqui) mencionei o CS-TKM o VoaVermelho (FlyRed) da White e a partida que o rapaz pregou, na Quinta-Feira Santa, à malta (ou pelo menos à maioria) ao atrasar de uma bem iluminada hora de chegada - 18:00 - para a escuridão das 21:45.
Ora, hoje, o VoaVermelho voltou, fazendo a perna de regresso do voo feito na Páscoa, chegando, desta vez, de LIS e saíndo para Malabo (SSG/FGSL) na Guiné Equatorial. Mas desta vez, não veio de noite mas sim de manhã com chegada às 10:00 e saída às 11:00. E como diz o provérbio: se não te apanho na ida, apanho-te na volta...
O CS-TKI (o nome oficial do VoaVermelho) é daqueles aviões que já tiveram matrículas e donos até encher o balde. Construído em 1988 começou por ser o C-GDWD da Wardair Canada, tendo em 1990 transitado, com o mesmo registo, para a Canadian Airlines International. Em 1991 foi para a Kuwait Airways onde voou como A6-KUB tendo a partir de 1993 passado a ser o D-APOM da Hapag-Lloyd alemã (antecessora da actual Tuifly). Aqui, voou até 1998, ano em que voltou às origens tendo sido registado como C-GRYA e tendo voado, consecutivamente, ao serviço de duas companhias canadianas: a Royal Airlines e a Canada 3000. Em 2003 começa o período português da vida do rapaz com a chegada do avião à SATA Internacional onde voa durante dois anos tendo chegado ao actual dono - a White - em Junho de 2005. E por aqui tem ficado, numa das poucas companhias do mundo que ainda opera o A310 em serviço de passageiros.
Um currículo grande num avião que, a julgar pela bonita descolagem de hoje de manhã no LPMA, ainda consegue por malta cá por baixo de nariz para o ar...

Airbus A-310-304, CS-TKI, White Airways, FlyRed





sábado, 21 de abril de 2012

Enter Air "Via LPPS"



Enter Air

Boeing- 737-85F
SP-ENZ


Origem Paris, Ch. de Gaulle "LFPG"
Chegada  ao aeroporto do Porto Santo LPPS 17:20h
Voo-ENT819
Partida para o aeroporto da Madeira LPMA pelas 18:10h
Voo-ENT820

Origem Porto Santo "LPPS"
Voo ENT820
Chegada pela pista 05 do Porto Santo LPPS  ao Aeroporto da Madeira LPMA pelas 18:20h
Correu a pista toda virando na ultima raquete, deu entrada no stand pelo Bravo indo para o alfa 07
Saída do Stand pelo Charlie
Voo-ENT820
Partida pela pista 05 rumo a Paris, Ch de Gaulle LFPG pelas 19:20h


Aeroporto da Madeira-LPMA

O novo membro do gangue...

Um breve post só para apresentar o mais recente membro da comunidade das rampas: o Photoshop.
O Photoshop é, como se pode ver, um gato preto (sim, daqueles que supostamente dão azar...) que surgiu recentemente na zona das rampas e que, de imediato, simpatizou com a malta (mais com uns do que com outros, é verdade...). E apesar de eu detestar gatos, de vez em quando há um que cai em graça e este encaixa, definitivamente, na categoria.
O Photoshop ainda não tem máquina, embora, caso o queira, não deva ter grandes dificuldades para comprar uma coisa mais barata - afinal de contas o governo não lhe cortou o ordenado nem os subsídios. Parece, porém, que o bicho não liga muito a aviões uma vez que os seus principais objectivos de vida parecem resumir-se a dois: 1 - esfregar-se na terra para depois se lavar às lambidelas para voltar posteriormente a se esfregar na terra, 2 - cheirar minuciosamente pára-choques de carros - isto para desconforto de alguns distintos proprietários de certos carros brancos possívelmente pouco apreciadores do interessante contraste de cores entre o branco do carro e o preto do gato...
Por mim, até simpatizo com o bicho. Até porque à conta da chegada dele, deixei de ser a alminha, nas rampas, que menos percebe de fotografia...

A dar uma ajudinha à Condor...

Na quinta-feira passada, dia 19 de Abril, tivemos uma tarde muito interessante no LPMA, daquelas que já não se viam há algum tempo. No espaço de quase três horas surgiram três movimentos de relevo: o HB-JIY da Hello, o T-783 da Força Aérea Suíça e este D-AXLG da XL Airways Germany (GXL).
A GXL não é nenhuma novata no LPMA mas já há algum tempo que não aparecia por cá. Como neste momento não têm operação a decorrer para a Madeira a explicação para a visita só podia ser outra: o D-AXLG apareceu no LPMA a operar um voo da Condor vindo de Frankfurt - e ostentando, inclusive, na fuselagem os titulos "OPERATING FOR CONDOR" - o que sugere que isto poderá não ser exactamente, uma situação pontual.
O D-AXLG foi construído em 1998 e entregue à defunta Sabre Airways como G-OKDN. onde permaneceu por dois anos - tendo, também, durante esse tempo voado por um período para a Air Berlin, mantendo o mesmo registo e um esquema de cores híbrido. Em 2001 passou para a Excel Airways como G-XLAA, registo que manteve mesmo depois da companhia ter mudado de imagem para XL Airways, em 2006. Finalmente, em 2008 ingressou na frota da GXL (que juntamente com a XL Airways France foram as únicas duas sobreviventes da falência do grupo XL Leisure, nesse mesmo ano) como D-AXLG, onde ainda hoje se mantém.
Provávelmente o Lima-Golf andará mais vezes por aqui, a fazer voos da Condor nos próximos tempos. Sim, já que a Condor nem se digna a mandar cá o retro, né...
(Eu sei, mas tinha de mandar a boca...)
Boeing 737-8Q8, D-AXLG, XL Airways Germany:

Schweizer Luftwaffe - Lufttransportdienst des Bundes

Não perceberam nada do título? Não há problema, eu explico...
Encravada bem no meio da Europa, a Suíça tem já uma secular tradição de neutralidade. Regra geral, sempre que alguém, no Velho Continente, se lembra de andar à estalada, os suíços - povo de chocolate, bancos e relógios de cuco e possuídores de uma mentalidade cívica exemplar - arranjam sempre maneira de não querer nada com a confusão...um bocado na linha, talvez, daquilo que a minha saudosa mãezinha costumava, muitas vezes, dizer: herói é aquele que chega ao fim do dia e nem deu nem apanhou!
Mas isso não quer dizer que a Suíça não tenha dentes e garras afiadas, só para o caso de ser preciso. E bom exemplo disso é a sua Força Aérea ( a tal Schweizer Luftwaffe ou Forces Aériennes Suísses ou ainda Forze Aeree Svizzere - LW/FAS ) com uma ordem de batalha relativamente pequena mas bem ajustada aos objectivos estratégicos puramente defensivos do país: na ponta da lança da LW/FAS estão três dezenas de FA-18 Hornets e meia centena de F5 Tigers, voados por pilotos cuja perícia é internacionalmente reconhecida.
A tal Lufttransportdienst des Bundes (LTDB), que se pode traduzir por Serviço Federal de Transporte Aéreo, é a unidade da LW/FAS encarregue do que se poderia chamar o transporte aéreo não táctico. Devido à postura militar assumidamente defensiva dos Suíços o país não tem, nem precisa, de uma capacidade estratégica de transporte aéreo militar. Assim a coisa mais parecida que tem é, precisamente o LTDB que mais do que uma unidade de transporte VIP - nos moldes da nossa Esquadra 504 - Linces ou o Nº 32 (The Royal) Squadron da RAF - assume missões que, em outros países, são tradicionalmente entregues a coisas mais pesadas: por exemplo quando outras forças aéreas mandam as suas patrulhas acrobáticas a algum lado, normalmente fazem-nas acompanhar por aeronaves para apoio logístico do tipo C-130, C-295 ou até C-17. A Patroulle Suísse, quando faz isso, leva consigo um Falcon, um Citation ou coisa assim...
A LTDB está sediada na zona militar do Aeroporto de Bern-Belp e possui uma frota composta por helicópteros (EC-135 e Super Puma Cougar) e aviões - Beech 1900D e Super King Air, Cessna Citation Excel e um único Falcon F-50.
E foi precisamente este Falcon - registo T-783 - que apareceu no LPMA na passada Quinta-Feira numa visita que não constitui a primeira vez que uma aeronave da LTDB escala o nosso aeroporto (no ano passado tivemos cá um Citation, o T-781) . O T-783 foi construído em 1981 e esteve durante todo este tempo ao serviço da LW/FAS. É o maior avião operado pela LTDB e previa-se, inicialmente, uma escala de 24 horas coisa que, curiosamente, acabou por não se verificar: a tripulação mudou de ideias e saíu uma hora e meia depois.
Gente difícil de perceber, estes Suíços: o Hello chega com duas semanas de atraso e a Força Aérea deles sai 24 horas mais cedo!...
Enfim...
Dassault Falcon FA-50, T-783, Schweizer Luftwaffe / Forces Aériennes Suisses, Lufttransportdienst des Bundes: